Num ambiente empresarial marcado por intensa competição e por um cenário de preocupante crise, encantar o cliente é condição essencial para lograr sucesso empresarial. Alguns gestores já compreenderam que eles não podem apenas satisfazer seus clientes, eles necessitam encantá-los. E qual a diferença de satisfazer para encantar?
Satisfazer é apenas oferecer o básico, é somente entregar aquilo que o cliente está esperando receber. Já encantar significa fornecer mais do que o cliente espera. Trata-se de surpreendê-lo de diversas maneiras. E o que fazer para que isso aconteça?
Além de prestar um serviço primoroso, competente e sempre atualizado, quem pretende se diferenciar no mercado, deve nutrir um relacionamento respeitoso e cuidadoso com seu cliente.
Por exemplo, enviar uma singela lembrança ou um cartão de boas festas para seu cliente, no final de ano, transmite uma mensagem de que ele é importante para você. Afinal de contas, quem não gosta de ser tratado com carinho e cuidado?
Outro exemplo importante é periodicamente ligar para seu cliente para saber se ele necessita de algo e também para realizar avaliações da qualidade do serviço que sua empresa está prestando. Tudo isso funciona como quilômetro extra no encantamento de seu cliente.
Assim, quando sua organização possui um serviço diferenciado e consegue encantar o seu público, você obtém dois grandes benefícios. O primeiro deles é a fidelização de seu cliente. Quando o mesmo está fidelizado e encantado, ele conta o seu encantamento para outras pessoas, promovendo, consequentemente, um aumento em sua carteira de clientes. O segundo benefício é que você pode cobrar um preço premium que significa praticar valores mais elevados por causa dos serviços diferenciados que sua firma oferece.
Não cobre, entretanto, o preço premium, se você não entregar verdadeiramente serviços diferenciados. Isso pode afugentar seus clientes e fazer com que você os perca ao invés de conquistá-los.
Assim, a decisão é sua. Quer alcançar sucesso em sua atividade? Encante seus clientes e os fidelize. Dessa forma, sua empresa logrará êxito mesmo nos mercados mais competitivos e nos cenários mais críticos.